Todo blogueiro é influenciador?

Todos os dias alguém acorda com uma brilhante ideia e resolve criar um blog ou um perfil em alguma rede social. Pensar, criar e postar conteúdo pode fazer parte da sua rotina como pessoal “normal” ou como blogueiro.

Se você tem um trabalho mais ligado à comunicação é mais comum que sua atividade em redes sociais seja mais frequente.

Se você optou por ter um blog ou um “perfil profissional” já deve ter se deparado com alguém te chamando de influenciador digital ou digital influencer.

Mas a pergunta que não quer calar:

Todo blogueiro é influenciador?

todo blogueiro é influenciador

Falando de conteúdo principalmente textual, há duas coisas a se considerar: a relevância e o embasamento teórico.

Se por um lado o seu conteúdo pode ajudar alguém a tomar uma decisão, por outro ele pode aumentar a dúvida ou até induzir ao erro. E aí você está sim influenciando alguém – positiva ou negativamente.

Vale a ressalva de que, se o seu conteúdo foi encontrado via buscadores, ele já tem alguma relevância para o Google – que pode ser desde o texto em si, até as interações feitas a partir dele. O Google mede engajamento dos textos e alcance social.

Mas fazer posts que respondam às dúvidas e aos problemas das pessoas é ser influenciador?

Na minha opinião, não!

Influenciador é aquele cara que ultrapassou o ASPIRACIONAL – quero aquele XXX (lifestyle, carro, cabelo, esmalte etc) e que REPRESENTA alguém por meio dos seus conteúdos nas redes sociais.

O influenciador não veste personagem, seu conteúdo é autêntico. É um life telling, um reality. E nesse reality ele mostra de si, ele mostra seu dia-a-dia, seu trabalho, seus relacionamentos, seu consumo. E gera empatia. As pessoas passam do estágio do DESEJO (aspiracional), para o estágio do POSSO (engajamento, conversão, representatividade).

Sua timeline

Vai lá agora, na sua timeline do Instagram e me diga, com sinceridade, quais fotos te representam de fato?

O que você lê ou olha e diz: é sobre mim, já fiz isso, sei que posso ter/ser/vestir assim?

Certamente um número menor de posts do que você imagina e aí está a resposta à questão inicial do post: Não, nem todo blogueiro é influenciador.

Claro que não é TUDO o que alguém faz que te representa, mas você vai conseguir identificar os seus influencers e influenciados com mais precisão de agora em diante.

Esse post faz parte da Semana de Conteúdo Exclusivo – Meu Blog de Sucesso!

Quer saber mais sobre o curso? Veja aqui!

1 comment for “Todo blogueiro é influenciador?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *