SEO é mais que palavra-chave

Essa semana eu apresentei o Webinar #4 da HubMe com o tema: SEO é mais que palavra-chave.

Nele, conversei sobre como os algoritmos do Google (Panda e Penguin) podem interferir (e interferem) no seu posicionamento nas buscas.

Você pode assistir o webinar completo aqui, mas vou apresentar um resumo do que falamos!

Os tais algoritmos do Google medem alguns pontos no seu site e, embora ninguém revele exatamente, podemos entender que

  • Confiabilidade
  • Projeto
  • Velocidade
  • Visitantes que retornam ao site

são fatores fundamentais para o sucesso do seu site nos resultados de busca.

O que o Google monitora

O Google monitora além do site então precisamos estar atentos a algumas características do projeto digital:

  • Mídias Sociais
  • Usabilidade
  • Engajamento
  • Fluxo de navegação
  • Mobilidade

Fatores internos X Fatores Externos

SEO é medido por fatores internos (como a bendita palavra-chave aplicada pelo seu conteúdo) e também por fatores externos (como os links de outros sites para o seu conteúdo).

É importante também saber que existem práticas atemporais de SEO e outras que já ficaram obsoletas mas que as pessoas continuam aplicando. Cuidado, isso também pode penalizar seu conteúdo.

SEO: implantação

Implementar SEO é algo que requer dedicação, especialmente se você nunca fez. Devemos considerar que há uma curva de aprendizagem mas que existem ferramentas que podem te ajudar.

Se você tem um site ou blog feito a partir de um CMS, como o WordPress, ele já estará preparado (ou com um plugin adicionado a ele) para otimizar seu conteúdo.

Mas, não é mágica, você precisa atuar no conteúdo e focar no CONTEXTO.

Ferramentas para medir o SEO

Sugiro algumas ferramentas. Vejam aqui:

Quer saber mais sobre o assunto, assista o webinar SEO é mais que palavra-chave.

Grande Abraço,

Helena Sordili

1 comment for “SEO é mais que palavra-chave

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *